OMS e FAO declaram glifosato improvável de causar cancro

10:27


Numa reunião conjunta de peritos da organização da ONU para a alimentação e agricultura (FAO) e da organização Mundial de Saúde (OMS), que teve lugar na sede desta entidade, entre os dias 9 e 13 de Maio, foram analisadas várias substâncias ativas, entre elas o glifosato.
A reunião concluiu que este herbicida é improvável de ser genotóxico e carcinogénico para humanos pela exposição na dieta. O grupo confirmou a baixa toxicidade aguda do glifosato, principalmente através da sua principal via potencial de exposição, a ingestão via dieta alimentar.
Estas conclusões estão de acordo com a avaliação feita pela Agência Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA).
Como se sabe o IARC, a agência para o estudo do cancro associada à OMS, tinha recentemente afirmado que o glifosato era provavelmente carcinogénico. A aparente contradição é explicada pela OMS, referindo que a conclusão agora publicada, foi um segundo passo relativamente à avaliação feita pelo IARC.
A OMS acrescenta que o IARC olha para o perigo potencial das substâncias, enquanto este grupo analisa os riscos resultantes da exposição a uma determinada quantidade de resíduo.

0 comentários